segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cala a Boca Globo

jun, 21-2010

Confesso que fui surpreendido quando entrei no twitter hoje pela manhã e vi a frase #CALA BOCA TADEU SCHMIDT como líder no TT Brazil* e no TT Mundial.

Não esperava reação tão rápida e contundente frente ao editorial de ontem da Globo lido pelo Tadeu, em que a Globo desancava a postura do técnico da seleção Brasileira Dunga, que apenas desabafava contra a campanha sórdida movida pelas organizações Globo contra o seu trabalho.

Eu sou um daqueles que, embora tenha minhas discordâncias sobre o trabalho do técnico, nunca concordei com a forma com que a imprensa conduzia as críticas contra Dunga e tentava desestabilizar o seu trabalho. Essa tática deu certo durante a época das convocações porque existiam as paixões clubísticas para alimentar as críticas e a maioria aderiu, talvez a Globo tenha imaginado que a fúria momentânea contra Dunga por não ter levado alguns jogadores poderia ser alimentada durante a copa.

A picuinha da Globo contra Dunga nada tem a ver com discordâncias técnicas ou na escolha dos convocados. A Globo quer derrubar o trabalho de Dunga porque ele vetou privilégios que a emissora desfrutou com outras comissões técnicas, como obter acesso exclusivo às dependências onde fica hospedada a seleção Brasileira. Privilégios esses que eram abomináveis e afrontavam o direito de livre competição entre veículos de imprensa.

A Globo vem perdendo o poder que dispunha desde que foi fundada para dar sustentação à ditadura militar, e não é apenas na seleção que a Globo perdeu espaço, falem o que quiser sobre o Luiz Fernando Corrêa, diretor geral da Polícia Federal, mas temos que reconhecer que acabaram as operações da Polícia Federal com o Tralli de tiracolo, e por mais que eu gostasse pessoalmente do Protógenes e Lacerda, aquela situação de privilégio de um repórter da Globo não passava na garganta.

Esse TT do Tadeu Schmidt foi muito mais significativo que o do Galvão Bueno porque se no do locutor eu entendi como uma coisa muito mais pessoal pelo Galvão ser chato, na do repórter, que representa um editorial da emissora, soou como um CALA A BOCA GLOBO nos meus ouvidos, e foi lindo.

A REDE GLOBO perdeu sua condição de formar e manipular a opinião pública, já se foi o tempo que elegiam e derrubavam presidentes e agora sequer são capazes de trazer para si a posição da maioria. Se nos anos 80 e 90 parecia impossível imaginar que algum dia fosse possível que a opinião pública pudesse não mais se deixar influenciar pela lavagem cerebral dos vários veículos da empresa e seus associados da ABERT e ANJ, hoje vemos fenômeno de massa como esse do twitter, onde não é possível manipular a informação por não terem o controle nem exclusividade, e as pessoas podem se manifestar livremente contra a opinião da emissora.

A Globo ainda conta com um império, que vai ruindo aos poucos pela falta de credibilidade que eles se esforçam para transparecer, ainda tem muita gente assistindo a emissora, muito por falta de concorrentes com a mesma qualidade técnica, mas que se registre que eles não mandam mais nesse novo Brasil que não precisa de tutores para formar sua própria opinião.

CALA BOCA GLOBO

*TT é uma expressão usada no twitter: Trending Topics, que significa tópicos mais comentados. Ele é apurado por um algoritmo que calcula as expressões mais digitadas nos tweets, que são as mensagens de até 144 caracteres que são deixadas pelos usuários. Os TTs podem ser visualizados por países ou no conjunto geral dos países que possuem usuários. Quando um TT brasileiro chega ao mundial é porque se trata de uma das dez expressões mais digitadas entre os usuários no mundo inteiro.

usurpado do Blog do Len

Eis o vídeo que causou a ira Global...

http://www.youtube.com/watch?v=CtAdzCLYb6g&feature=player_embedded