terça-feira, 23 de agosto de 2011

Talibã ridicularizam as “conversações de paz” EUA-Karzai


23/8/2011, *MK Bhadrakumar, Indian Punchline
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu

Não tive alternativa senão tirar paletó e gravata e rolar de rir, aqui mesmo em Brisbane. Rolar de rir é excelente recurso para controlar ataque de riso. 

Lembrem quantas vezes alertei que os americanos estavam brincando com fogo, quando iniciaram campanha, pelos jornais, contra o serviço secreto paquistanês (ISI), posando, os norte-americanos, como manda-chuva dos contatos diretos com os Talibã para arrancar deles um acordo para o Afeganistão, sem incluir nesse circuito o Paquistão.  

Os norte-americanos bem fariam se lembrassem o que dizem as Escrituras: “Não te iludas. Não zombes de Deus. O que aqui se planta, aqui se colhe”. Agora, quebrando o script, os Talibã vêm a público e declaram que Tayyab Agha jamais se encontrou com os norte-americanos. Engraçadíssimo. 

Alguém no Afeganistão ou no Paquistão está fazendo de bobos a CIA, o Departamento de Estado, o Pentágono, a OTAN e os alemães – a turma toda. E o porta-voz dos Talibã Zabiullah Mujahid ainda teve alento para zombar das “mãos afegãs dos EUA”, em conversa por telefone com um jornal do Paquistão – como se não soubesse de todos os grampos que a inteligência dos EUA mantém instalados em todos os telefones ‘interessantes’ no Paquistão.

Zabiullah Mujahid conseguiu, aí, um doosra [críquete: bola lançada com muito efeito, que muda de trajetória depois de lançada]. Indiretamente, informou aos norte-americanos que os Talibã estão-se “modernizando”, em termos militares. Entenderam? Foi uma dessas  “modernizações” – os mísseis Stinger [mísseis terra-ar, guiados por infravermelhos, para abater aviões, portáteis ou instaláveis em veículos leves] – que marcaram um ponto de virada na Jihad nos anos 1980s. Os Talibã estar-se-ão armando para desafiar o poder aéreo dos EUA? Já aprenderam, com certeza, que os soldados dos EUA não lutam sem cobertura aérea. Ou, talvez, estarão comprando foguetes capazes de incendiar bases norte-americanas? Só o tempo dirá. 

Zabiullah Mujahid reiterou que os Talibã se oporão ao chamado “acordo estratégico” entre os EUA e o presidente Hamid Karzai para instalação de bases norte-americanas permanentes no Afeganistão. Claramente o “processo de paz” dos EUA e o “processo de paz” de Karzai entraram, de mãos dadas, num beco sem saída.

E agora? Os EUA continuarão em guerra, sem interrupção, até 2024?

------------------------------

Embaixador *MK Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Prestou serviços na União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turquia. É especialista em questões do Afeganistão e Paquistão e escreve sobre temas de energia e segurança para várias publicações, dentre as quaisThe Hindu e Asia Online. É o filho mais velho de MK Kumaran (1915–1994), famoso escritor, jornalista, tradutor e militante comunista de Kerala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.