quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Muammar Gaddafi: “O governo da Jamahiriya* jamais será vencido

Muammar Gaddafi


20/9/2011, Rede Voltaire 
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu  


Excerto da fala do líder Muammar Gaddafi, distribuída por gravação divulgada rede Arrai de televisão da Síria, dia 20/9/2011:

“Todos devem lembrar que o governo da Líbia é governo de Jamahiriya: o poder está nas mãos dos homens e mulheres das Conferências Populares e dos Comitês Populares que há em toda a Líbia. Esse Governo do Povo não termina nem pode ser derrubado, porque o governo são os milhões de líbios. Quem diga que “o governo Gaddafi” foi derrubado faz papel ridículo, patético. Não há “governo Gaddafi”. Gaddaffi não tem governo. Quem tem governo na Líbia é o povo líbio.

Gaddafi já não governa nada e ninguém desde 1977, quando passou o poder aos Comitês Populares da Jamahiriya. Quando 2 mil tribos encontraram-se e declararam que só o povo líbio representava a Líbia. Não basta?!

Essa é a resposta que temos para a OTAN, que insiste em meter no poder o Conselho Nacional de Transição de Benghazi, dizendo que representaria o povo líbio. O povo líbio está aqui, lutando comigo porque eu luto com ele. Ninguém nos representa ou fala por nós. O poder na Líbia pertence ao povo. Nada e ninguém, senão o povo líbio, é legítimo para falar pela Líbia. Todos os líbios são membros dos Comitês Populares. Essa é a verdade. Tudo mais que digam, é falso.

O que está acontecendo na Líbia é tentativa de golpe de estado, que só sobreviveu até aqui porque se mancomunou com a OTAN, que atacou o povo líbio com seus aviões de guerra. Mas nenhum ataque desse tipo pode durar para sempre. No instante em que a OTAN tiver de sair da Líbia, com ela fugirão também os traidores. Estamos prontos a morrer para defender o poder do povo. Vivemos por isso. Lutamos por isso. Por isso morreram os nossos mártires.”

A declaração de Gaddafi foi divulgada pouco antes dos primeiros encontros “oficiais” entre o presidente Barack Obama dos EUA e Mustafa Abdel Jalil, apresentado como chefe do Conselho Nacional de Transição, na Líbia.




Nota de tradução
*Jamairia (em árabe: ﺟﻤﺎﻫﻴﺮﻳﺔ, também transliterado como Jamahiriya) é nome oficial do estado líbio, desde 2/3/1977 (Grande Jamahiriya Popular Socialista Árabe Líbia; ing. Great Socialist People's Libyan Arab Jamahiriya, cf. página do Departamento de Estado dos EUA, em, 28/9/2011). O termo Jamahiriya  é neológico em árabe e não tem tradução unanimemente reconhecida para o português. Para o inglês, costuma ser traduzido como “regime ou república das massas”. Jamahiriya é, por definição, “república”, na qual se destaca o caráter plural e multitudinário. Expressão equivalente, em latim, poderia ser seria res publicissima e do Livro Verde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.