quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Putin apresenta sua candidatura à presidência


7/12/2011, *MK Bhadrakumar, Indian Punchline
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Vladimir Putin
Apesar de feroz campanha dos EUA para afastá-lo, Vladimir Putin formalizou hoje sua candidatura às eleições presidenciais na Rússia, marcadas para 4 de março. A Internet e as mídias sociais foram intensamente usadas para atacá-lo nas últimas semanas. Até a Radio Free Europe/Radio Liberty, mantida pelo governo dos EUA, recorreu à tática dos ataques pessoais a Putin, em campanha cuja ferocidade ultrapassa tudo que se conhece nas relações EUA-Rússia. 

Muito claramente, os EUA estão extremamente preocupados com a perspectiva de Putin voltar à presidência em momento tão crucial, formativo, da política mundial. O que mais interessa aos EUA hoje é uma Rússia fraca ou dividida. Putin já falou de seu projeto de constituir uma União Eurasiana, mal disfarçada iniciativa para fazer frente à crescente expansão da ação de EUA e OTAN na Ásia Central. 

O que mais preocupa os EUA é o prestígio que Putin tem em Pequim, e uma união China-Rússia já está operante para frustrar os projetos dos EUA para o Oriente Médio – a questão crucialmente mais importante, hoje, da política mundial. Putin é conhecido por seu compromisso com estimular a cooperação estratégica entre russos e chineses. 

Putin continua a ser extremamente popular na Rússia, mas tem de vencer a eleição presidencial, e logo no primeiro turno. Um segundo turno seria grave embaraço em termos políticos. Mas vencerá. Putin já sentiu a mudança na opinião pública russa e não há dúvidas de que apresentará plataforma eleitoral na qual levará em conta as lições que aprendeu das eleições parlamentares do domingo, nas quais o partido governante sofreu duro revés. 

A questão é que os “votos de protesto” mostram que a Rússia moveu-se claramente em direção à “esquerda”. O Partido Comunista emergiu das eleições como principal força da oposição, com mais de 20% dos votos. Será interessante observar como essa deriva para a “esquerda” se traduzirá em termos de política exterior. Em campanha eleitoral, Putin com certeza falará, como sempre faz, com clareza, para ser entendido por todos, dando claros nomes aos bois. 

Há inúmeras questões que estão surgindo nas relações EUA-Rússia, agora que o espírito do “reset” já se dissipou. A principal delas é a questão dos mísseis [ABM] de defesa. A Rússia propôs consultas com China e Irã sobre o sistema antibalístico de defesa, a realizarem-se em janeiro. A Rússia ameaçou implantar mísseis táticos nas fronteiras com a Europa.

Verdade é que os “liberais”, tão flagrantemente apoiados pelo ocidente, fizeram triste papel nas eleições, e não estão representados no novo Parlamento. O público russo ainda lembra a “terapia de choque” que os liberais impuseram ao governo de Boris Yeltsin, na sociedade e na economia, no início dos anos 1990s e a humilhação nacional que os russos sofreram. 

Centenas de bilhões de dólares em patrimônio foram transferidos para países ocidentais, pelos oligarcas apadrinhados por países ocidentais, na era Yeltsin. Foi Putin quem pôs fim àquela hemorragia que ameaçava o estado russo. Minha opinião é que esse movimento feriu fundo, e que Putin não será facilmente perdoado pelo ocidente.

*MK Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Prestou serviços na União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turquia. É especialista em questões do Afeganistão e Paquistão e escreve sobre temas de energia e segurança para várias publicações, dentre as quais The Hindu, Asia Online e Indian Punchline. É o filho mais velho de MK Kumaran (1915–1994), famoso escritor, jornalista, tradutor e militante de Kerala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.