quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Conselho Superior das FFAA no Cairo: escondido atrás de muros de concreto


8/2/2012, Bel Trew, Mohamed Abdalla & Ahmed Feteha, Al-Ahram Online, Cairo
Walled in: SCAF's concrete barricades
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Intermináveis batalhas de rua entre a polícia e manifestantes levaram o Ministério do Interior a, literalmente, esconder-se atrás de muros. Veja no mapa abaixo crescimento dessas barreiras de concreto, que fizeram do Cairo a cidade dos muros.

Os vários muros foram erguidos nos últimos quatro meses mostram  como o Ministério do Interior do Egito pretende se esconder

24 de Novembro -  construído o muro da Rua Mohamed Mahmoud

Os cinco dias de confrontos sangrentos, que fez 40 mortos, começaram depois que as Forças Centrais de Segurança do Egito [Central Security Forces (CSF)] expulsaram os últimos ocupantes da Praça Tahrir, às 10h30 da manhã de 19 de novembro. Assustados ante a violência desproporcional contra o pequeno grupo de manifestantes, muitos dos quais eram familiares dos mártires da Revolução de 25 de Janeiro, as multidões passaram a reunir-se nas ruas do centro da cidade. A polícia retirou-se, depois de rápidas escaramuças, deixando para trás um caminhão das CSF, que foi incendiado. Poucas horas depois, a CSF voltou pela rua Mohamed Mahmoud numa coluna de veículos blindados e a batalha recomeçou.

Tahrir foi violentamente evacuada mais duas vezes, uma pela polícia, a segunda pelo exército, e houve muitas mortes. Resultado disso, o Conselho Superior das Forças Armadas [Supreme Council of the Armed Forces (SCAF)], sentindo a crescente pressão para realizar eleições tranquilas, tomou a decisão drástica de construir um muro entre a polícia e os manifestantes, na rua permanentemente conflagrada. Esse muro, que viria a servir de modelo para outros sete muros construídos depois, é uma barricada de blocos de concreto de quase 4m de altura. Clérigos da Universidade Al-Ahzar formaram cordões humanos frente ao muro, para impedir que a multidão o derrubasse.  

A área em frente ao muro tornou-se área de risco para mulheres dia 25 de novembro, depois que a jornalista Caroline Sinz da televisão francesa foi atacada por uma gangue, arrastada para a Praça Tahrir, despida e agredida sexualmente. O muro foi afinal derrubado por manifestantes nos protestos liderados pelos Ultras [torcida organizada do time Ahly, de futebol], dia 2 de fevereiro, contra o Ministério do Interior, a polícia e o Conselho Superior das Forças Armadas.

17 de dezembro: surge o muro da rua Qasr El-Aini 

Ao final dos confrontos na rua Mohamed Mahmoud, manifestantes iniciaram protesto pacífico, sentados no chão, na rua Magles El-Shaab, em frente ao prédio do Gabinete, em protesto contra a indicação, pelo SCAF, de Kamal El-Ganzouri, para o posto de primeiro-ministro. Na noite de 15 de dezembro, forças de segurança sequestraram Aboudi Ibrahim, 19, que participava dos protestos, porque, segundo testemunhas, tentou recuperar uma bola de futebol que caíra à frente da Assembleia Popular. Quando Aboudi foi solto, nas primeiras horas do dia 16 de dezembro, era evidente que havia sido violentamente espancado. Manifestantes furiosos enfrentaram o exército, o que resultou em o exército evacuar a manifestação, ainda na mesma manhã. Os manifestantes transferiram-se para a rua Qasr El-Aini. Militares e civis passaram a jogar grandes pedaços de pedra arrancados das calçadas contra os manifestantes, além de peças e móveis de escritório e até urina, dos andares superiores dos prédios próximos. Na luta que daí decorreu, os militares e policiais das CSF usaram munição real e metralhadoras. O confronto estendeu-se até o dia 20 de dezembro, e resultou na morte de mais de 14 manifestantes.

Foi então construído o muro na rua Qasr El-Aini, para impedir o acesso de manifestantes aos prédios do Parlamento e do Gabinete. A construção começou depois de o exército evacuar com extrema violência a praça, na tarde de 17 de dezembro. Queimaram-se as tendas armadas na praça Tahrir – e os manifestantes recuaram até Zamalek. A batalha continuou, com manifestantes e o exército trocando pedradas por cima do muro. Um manifestante escalou o muro e pôs-se a dançar sobre ele, sob o fogo cruzado das pedradas.

19 de dezembro – Surgem os muros das ruas Sheikh Rehan e Youssef El-Guindy

Na madrugada do dia 19 de dezembro, por volta das 3h30, soldados do exército e policiais das CSF apareceram à entrada da mesquita Omar Makram, do lado da praça Tahrir. Depois de atirar na direção da praça e pôr abaixo as tendas ainda remanescentes, as forças de segurança usaram fogo pesado e gás lacrimogêneo para manter os manifestantes à distância, enquanto eram erguidos os terceiro e quarto muros. Um deles foi construído na rua Sheikh Rehan, paralela à rua Magles El-Shaab; o outro, na rua Youssef El-Guindy, logo depois da esquina de Sheikh Rihan. Os blocos foram dispostos como uma barricada entre a praça Tahrir e a rua lateral que dá acesso aos prédios do Ministério do Interior, quartel-general das CSF, um pouco mais a leste.

5 de fevereiro – Surgem os muros das ruas Fahmy, Mansour e El-Felaky 

Foram convocadas manifestações de rua para a 5ª-feira, 2 de fevereiro, depois do massacre no estádio de futebol em Port Said, quando morreram mais de 70 torcedores do Ahly (“Ultras”). A população culpou as forças de segurança pelas mortes, por não terem impedido que se alastrassem as brigas entre torcidas rivais. A manifestação reuniu-se em frente ao Ministério do Interior, órgão que controla a polícia; houve cantos contra o ministério e o Conselho Superior das Forças Armadas, identificado como superior e responsável final pelo massacre de torcedores. A polícia usou, de início, munição revestida de borracha e gás lacrimogêneo contra a multidão, ataque que começou às 18h45 e deu início a cinco dias de batalhas esporádicas que se espalharam por todas as ruas da vizinhança.

No domingo, às 3h da madrugada, os militares e a polícia começaram a construir mais três outros muros nas ruas que partem da rua Mohamed Mahmoud e levam até o prédio do Ministério do Interior, com o que o prédio resultou completamente cercado de muros. Manifestantes tentaram impedir a construção do muro da rua Mansour, e foram atacados com veículos militares blindados.

Quando o dia raiou, grupos que se autoidentificaram como moradores da área começaram a fazer cordões humanos frente aos muros, para impedir que os manifestantes se aproximassem, até que o último muro estivesse construído na rua El-Felaky. Nos combates iniciados imediatamente depois disso, morreram 12 manifestantes, e a multidão foi forçada a recuar até a praça Bab El-Louq e, mesmo, até a rua Hoda Sharaawy, rua residencial, porque os muros bloqueavam todas as vias de saída.

6 de fevereiro – a Rua Noubar 

Na noite de 5 de fevereiro aconteceram alguns dos ataques mais violentos pelas forças de segurança. Com os três muros já construídos nas ruas Fahmy, Mansour e Felaky, os combates foram empurrados para o oeste, na direção da praça Bab El-Louq e para a área do centro do Cairo. Manifestantes documentaram a presença de atiradores distribuídos nos prédios e uso excessivo de gás lacrimogêneo, enquanto os caminhões percorriam as ruas em várias direções, perseguindo os manifestantes que tentavam proteger-se. Nas primeiras horas do dia 6 de fevereiro, as CSF começaram a construir mais um muro na rua Noubar, paralelo aos outros três muros, o que fechou o conjunto de muros em volta do ministério. À noite, um grupo não identificado de civis, que se apresentaram como residentes na área de Abdeen, apareceram com armas de mira telescópica e, segundo testemunhas, uma metralhadora. Todo esse armamento foi usado contra os manifestantes. Dois manifestantes morreram nesses confrontos, que continuavam nas primeiras horas do dia 7 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.