domingo, 28 de abril de 2013

Iraque suspende rede Al Jazeera, por “promover a violência”


Imprensa-empresa indefensáveis

28/4/2013, Russia Today (excerto)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Os tradutores excluíram o trecho em que a imprensa-empresa Russia Today defende a imprensa-empresa Al-Jazeera

O Iraque suspendeu a rede de televisão Al-Jazeera, que tem sede no Qatar, e outras nove redes de televisão por satélite, de operar no Iraque. O Iraque acusa a rede de praticar “jornalismo antiprofissional”, que está levando à luta interétnica no país, já destroçado pela guerra contra os EUA-OTAN.

Tomamos a decisão de suspender a licença de alguns canais de televisão por satélite que adotaram linguagem que estimula a violência e o sectarismo. Significa que essas empresas terão de suspender suas atividades no Iraque. As equipes dessas empresas ficam proibidas de movimentar-se pelo país e não poderão cobrir eventos no Iraque, disse à Associated France Press, Mujahid Abu al-Hail, da Comissão de Comunicações e Mídia.

Al Jazeera e Al Sharqiya, canal de televisão por satélite muito popular no Iraque, estão entre os dez canais proibidos de operar no país. A rede Al Jazeera disse, em sua página Internet que não fora formalmente avisada, antes da suspensão.

A suspensão acontece depois de confrontos entre forças de segurança do Iraque e manifestantes muçulmanos sunitas, que aconteceram na 3ª-feira passada, deixando 169 mortos, em três dias, e cerca de 300 feridos. Manifestantes sunitas tomaram uma base militar e incendiaram uma mesquita xiita em Sulaiman Pek, antes de o exército usar helicópteros para por fim aos tumultos.

Nuri al-Maliki
Em fala pela televisão estatal, o Primeiro-Ministro do Iraque, Nuri al-Maliki conclamou os iraquianos

(...) a tomar a iniciativa e não se calar, contra empresas de mídia que operam para arrastar o país de volta a uma guerra civil sectária.

[comentário de internauta, na mesma página e data].

A rede Al Jazeera passou a ser controlada por sionistas e pela OTAN, há pelo menos um ano, desde o início da revolução no Egito.

2 comentários:

  1. Simples assim. No Brasil, no entanto, os golpistas continuam a ser sustentados pelo Governo que aparentemente querem destruir. No Brasil, bastaria parar de sustentar essa turba de malfeitores com o dinheiro do povo e, sem necessidade de expulsão do país, estariam irremediavelmente falidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tanta luta sentimos que o PT (leu a última canalhice do Mercadante na FSP?) "entregou a rapadura" e vendeu-se completamente ao golpe e aos golpistas... Poucos resistem e resistirão.

      Excluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.