terça-feira, 2 de abril de 2013

Já deu (até) na “The Economist”!


30/3/2013, The Economist
World GDP
Traduzido e comentado pelo pessoal da Vila Vudu

Entreouvido numa tendinha da Vila Vudu: Será o benedito?! Será que os sardembergs, waacks, cantanhedes, miriamsleitões & coisa-e-tal já não leem NEM a The Economist?! [risos, risos]
Pois deu na The Economist de 30/3 e é notícia muuuuuito diferente do BESTEIROL que eles - e o Grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-Estadão) - andam dizendo...

O gráfico a seguir é desses que até os sardembergs acima entenderão...


Os cinco países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reuniram-se essa semana em Durban para discutir os interesses que, a cada dia mais, esses países partilham. A sigla, que hoje já corre mundo, foi cunhada por Jim O’Neill, estrategista do banco Goldman Sachs [1]. Desde então, o grupo tornou-se grupo formal de nações incluindo a África do Sul, que não estava no grupo pensado por O’Neill. Graças a essas grandes economias em desenvolvimento, o PIB mundial cresceu 2,5% no último trimestre do ano passado. Só os BRICS geraram 55% do crescimento mundial, a partir do final de 2009. Obrigadas a arrastar às costas as próprias dívidas e muita austeridade, os 23 demais países do mundo dito desenvolvido geraram apenas 20% do crescimento mundial.



Nota dos tradutores

Jim O'Neill
[1] Dia 26/3/2013 a revista alemã Der Spiegel publicou interessante entrevista, em que o mesmo O’Neill declara-se muito feliz da vida, com o desempenho dos BRICS, hoje:

“Os BRICS ultrapassaram todas as expectativas” (...) “A China, quando cresce pouco – com crescimento contido para bloquear a inflação, depois de longo período de crescimento acelerado, como se viu – ainda assim gera riqueza equivalente a uma economia grega inteira (...)”.

É informação interessante, se se sabe que, para os “especialistas” do Grupo GAFE, do “jornalismo” brasileiro, os investidores estariam abandonando “os emergentes” em favor “da América”.

A entrevista de Jim O’Neill completa e traduzida pode ser lida em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.