terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ucrânia, Crimeia e Caliningrado

16/12/2013, The Saker, Blog The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


The Saker
Umas coisinhas rápidas, que quero registrar.


Ucrânia: Sempre soube que Yanukovich é sujeito covarde e totalmente sem princípios. Além de perfeito idiota. Ora, ele acaba de comprovar novamente que, sim, é tudo isso.

Viktor Yanukovich
Primeiro, deixou aquele tolo senil, esclerosado, semimumificado, cara escarrada de político à moda do velho Politburo soviético que atende pelo nome de senador McCain entrar na Ucrânia para visitar a multidão de “Euromaidan” [sic].

Segundo, como se McCain fosse pouco, Yanukovich acedeu às demandas da chamada “oposição” (que já começam a ser chamados de “insurgentes” ou de “rebeldes”): protegeu os altos comandantes da segurança e culpou os policiais da tropa de choque pela violência. Assisti aos filmes da pancadaria e garanto que os policiais comportaram-se com elogiável sangue frio, ante o que – sem dúvida alguma – foi assalto bem organizado e cuidadosamente executado, com pedras pesadas, barras de ferro, correntes e granadas de gás lacrimogêneo. Em qualquer outro país, a tropa de choque teria atirado. Pois Yanukovich não teve a decência, sequer, de defender os que o protegem. Pior: mandou libertar o pessoal que estava preso por ter agredido policiais.

Não sou fã de nenhuma polícia de choque – vejo-os como cães treinados para atacar quem o dono-patrão mande atacar – mas, nesse caso, tenho de reconhecer que aqueles policiais mostraram-se excepcionalmente contidos. É examinar os filmes. Não há como não ver. Pois, mesmo assim, Yanukovich culpou os policiais por tudo que aconteceu. Se Yanukovich tivesse planejado mostrar-se fraco e ridículo e patético, não poderia ter feito melhor. Que grande, enorme lixo é esse Yanukovich!  

Euromaidan (clique na imagem para aumentar)
Crimeia: Tenho criticado muito os ucranianos pró-Rússia e russos na Ucrânia e tenho de admitir que deveria ter feito uma ressalva para a Península da Crimeia onde, sim, estão acontecendo coisas interessantes. Para resumir, as autoridades da Crimeia já declararam oficialmente, em tom de aviso, que não permitirão que vândalos pró-Europa tentem ditar o futuro da Península da Crimeia. E disseram à população da Crimeia que se prepare para defender o próprio status autônomo e o próprio futuro. 

Parece que, diferentes dos tolos e confusos “manifestantes” pro-Yanukovich do leste da Ucrânia que viajaram até Kiev, a população da Criméia é muito mais focada e mais determinada. 

Por um lado, é ótimo; mas por outro lado é muito assustador, porque, se se chegar a confronto violento entre o governo central (esteja quem estiver no poder em Kiev depois de Yanukovich) e a população da Península da Crimeia, há 100% de certeza de que as forças da Frota do Mar Negro se envolverão. Em termos exclusivamente militares, as forças da Frota do Mar Negro podem defender a Península. Mas significaria guerra, de-facto, entre Ucrânia e Rússia. 

Outra vez em termos puramente militares, a Rússia pode facilmente derrotar a Ucrânia, mas os custos humanos e políticos serão horrendos; e há risco de intervenção de grandes proporções, pela OTAN, especialmente se alguém perfeitamente doido, como Hillary, estiver na presidência em Washington, DC. Dessa matéria prima fazem-se os pesadelos, e Deus impeça que se chegue a isso.

Míssil Iskander-M
Relações Rússia-União Europeia: Vários jornais revelaram recentemente que a Rússia já deslocou seus mísseis Iskander-M para Caliningrado. Políticos poloneses e lituanos já manifestaram lástima e preocupação. Mas… e pensavam o quê, os idiotas? Que a Rússia estaria fazendo piada, quando alertou para resposta ao deslocamento, para a Europa Oriental, do sistema antimísseis dos EUA? Agora, todos ali vivem com um alvo pintado no topo de suas cabeças duras. Queriam assim? Agora aproveitem!

[assina] The Saker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.