sábado, 1 de março de 2014

Obama piorou muito a situação na Ucrânia. Agora, a Rússia está pronta para ir à guerra.

1/3/2014, 14h20, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
Aconteceu algo absolutamente importante, imenso, há poucos minutos, na Rússia: O Conselho da Federação Russa – equivalente ao Senado dos EUA – acaba de aprovar POR UNANIMIDADE uma resolução que autoriza Putin a usar as Forças Armadas da Rússia na Ucrânia, pedido que o Parlamento já havia encaminhado antes.

Antes da votação, os senadores russos bufavam de fúria, disseram que Obama ameaçou a Rússia, insultou o povo russo e que exigiam que Putin retirasse dos EUA o embaixador russo. Nunca, em toda a minha vida, vi tamanho nível de ultraje, de indignação, até de fúria, na Rússia, como hoje.

Espero e rezo para que Obama e seus conselheiros parem e pensem cuidadosamente o próximo passo, porque, que ninguém se engane: a Rússia está pronta para ir à guerra.

Mas atenção: a Resolução do Conselho da Federação não significa, repito NÃO SIGNIFICA que mais forças russas se movimentarão para a Ucrânia. Políticos chaves russos já falaram e esclareceram que tudo que aconteceu é que, agora, Putin tem plena autoridade legal para usar as forças armadas. Mas que é livre para decidir quando e onde serão necessárias, e se serão necessárias.

Edifício do Parlamento da Crimeia em Sinferopol
OK. Mas é sinal ao qual todos devem prestar muita atenção e que é preciso analisar com máxima seriedade. Do modo como vejo as coisas, não significa apenas que a Rússia agirá para proteger a Crimeia, mas, também, que há possibilidade real de que a Rússia use suas Forças Armadas em outros pontos da Ucrânia. Esse, sim, é desenvolvimento muito, muito importante.

Nesses últimos dias, tenho ouvido muitos especialistas russos, assistido a muitas entrevistas, declarações políticas, etc.; e chamou-me a atenção o fato de que ninguém sequer sugeriu que a Russia deve intervir militarmente. Todos concordam que a Rússia deve apoiar os falantes de russo na Ucrânia, politicamente, financeiramente e moralmente. Mas ninguém jamais mencionou o uso da força. Assim sendo, o que terá acontecido de ontem para hoje?

(1) Algum tipo de ataque contra a Crimeia, durante a noite;
e
(2) mais ameaças absolutamente imbecis, temerárias, idiotas, de Obama, contra a Rússia.

E essa combinação disparou a correspondente reação. Agora, todos os partidos políticos (TODOS) representados no Conselho da Federação Russa e cada deputado e senador presente já votou a favor de a Rússia usar TODAS as suas Forças Armadas.

É o equivalente de o presidente dos EUA ser informado de que TODOS os deputados da Câmara e TODOS os senadores do Senado votaram a favor de ele ordenar o início de uma guerra.

Kremlin
Outra coisa que preciso deixar bem clara aqui: não há ameaça capaz de deter o Kremlin agora. Ameaças, agora, só tornarão ainda mais decidida a reação popular de apoio a Putin.

E se algum aspirante a Napoleão ou a Hitler decidir tentar usar força militar contra a Rússia, a Rússia irá a guerra – e não importa quem se oponha nem quem apareça no campo oposto.

EUA e União Europeia têm de entender que cometeram temeridades máximas, que foram muito além do admissível, na Ucrânia:

– mobilizaram neonazistas para derrubar governo corrupto e incompetente, sim, mas governo legítimo. E, no processo, destruíram todo o aparelho do estado ucraniano, deixando correr solta a mais ensandecida violência, e todos os slogans mais racistas, que enfureceram totalmente todo o leste e o sul da Ucrânia.

E agora, ou atacando ou permitindo que alguém ataque a Crimeia, eles ameaçaram diretamente população russa e a Frota do Mar Negro.

Aí está mais um DESASTRE TOTAL, DESASTRE ABSOLUTO, do governo Obama.

Esse homem tem de desonesto o que tem de medíocre, arrogante, temerário, irresponsável. Espero e rezo para que os comandantes do Estado-Maior Conjunto dos EUA tenham com ele, o mais rapidamente possível, uma “troca franca de pontos de vista”. Num mundo ideal, o Congresso já o teria tirado da presidência por impeachment, doido, desprezível perdedor. Mas, dado que o Congresso é ainda pior que Obama, resta, como única saída, que o Comando Conjunto do Estado-Maior das Forças Armadas aja.

Vladimir Putin, The Hammer (Vlad, A Marreta)
Os russos estão unidos, estão realmente furiosos e sabem que têm força militar suficiente para defender o próprio país e o próprio povo, imediatamente. Não recomendo que ninguém duvide da capacidade da Rússia, porque, se o país for atacado, a resposta será devastadora: pense no 8/8/2008 [1], mas em vasta escala.

Acho que um desastre pode ser e será evitado. Espero até que o exército russo não entre na Ucrânia. Mas os EUA têm de conseguir conter tanto o governo já instalado em Kiev quanto os bandos fascistas nas ruas e fazê-los “esfriar”. O passo necessário seguinte é conseguir que os fascistas parem de tentar tomar prédios públicos no leste e no sul da Ucrânia. Por fim, EUA e Rússia têm de conseguir montar algum acordo que permita que a Ucrânia sobreviva formalmente como estado unitário, mas a converta em confederação de-facto, com presidência apenas simbólica.

O líderes de EUA e da União Europeia têm de entender que estão brincando com fogo e que esse não é um “problema ucraniano”: agora, estão todos sob o risco de acabar em guerra contra a Rússia – e essa guerra pode, é claro, ser nuclear. E, ainda que jamais tenham de admitir publicamente, que tenham a coragem, pelo menos, de admiti-lo para eles mesmos que criaram toda essa situação. A responsabilidade é deles, integralmente.

The Saker




Nota dos Tradutores
[1] Dia 8/8/2008, uma 6ª-feira, a Geórgia lançou ataque militar contra a república separatista da Ossétia Sul. Fogo de artilharia e tanques reduziram a ruínas quarteirões inteiros da capital ossetiana, Tskhinvaly. A Rússia enviou seu exército para restabelecer a ordem e ajudar os soldados da ONU a conter a violência. Interessante vídeo a seguir:

Um comentário:

  1. “A Rússia pode invocar o princípio da Responsabilidade de Proteger”

    1/3/2014, 14h08, nos “Comentários” (assinado por “Robert”), ao postado “Obama piorou muito a situação na Ucrânia. Agora, a Rússia está pronta para ir à guerra”, The Saker*

    “Qual é o argumento lógico que a Rússia pode apresentar?

    Fosse eu, diria que:

    “O único representante legalmente constituído da Ucrânia é o presidente Yanukovich, conforme a Constituição da Ucrânia (como Moon of Alabama já lembrou). Assim, se o presidente Yanokovich pedir ajuda militar à Rússia para proteger cidadãos ucranianos que estão sob ameaça de morte, por um bando de antissemitas nacionalistas russos que ganharam significativa influência no golpe, não se trata de invasão, mas de convite para que as forças russas atuem na Ucrânia.

    Kiev ou tem meios para controlar os fascistas mas escolheu não fazê-lo, ou não tem meios para controlá-los. Nos dois casos está falhando no dever de garantir a segurança de cidadãos ucranianos.

    As forças russas não estão sendo chamadas para derrubar o governo de Kiev, mas para PROTEGER OS CIDADÃOS.

    Trata-se da R2P – Responsabilidade para Proteger, requisitada pelo presidente da Ucrânia. (É provável que a Rússia diga exatamente isso, na ONU, hoje à noite.)

    Observe que os agentes da União Europeia disseram que ‘consideram’ legítimas as autoridades em Kiev. Usar a expressão ‘considerar que’ lhes dá algum espaço de manobra, porque, se falaram com algum especialista em legislação internacional, já sabem que a deposição de Yanukovich foi ilegal; e que até a votação no novo Parlamento é muito suspeita, se a sala estava ocupada por porcos armados. Nenhum documento é legal, se assinado sob ameaça/coerção.”
    __________________________________
    * The Vineyard of the Saker (http://vineyardsaker.blogspot.com.br/2014/03/obama-just-made-things-much-much-worse.html), traduzido em http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/03/obama-piorou-muito-situacao-na-ucrania.html

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.