segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ucrânia: Os Tais Tanques ... E MAIS MENTIRAS do Departamento de Estado dos EUA

14/6/2014, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

O governo golpista da Ucrânia diz que tanques russos teriam cruzado a fronteira e estariam sendo usados por federalistas no leste da Ucrânia. Primeiros comentários falavam de três tanques T-72s russos; na sequência, mudaram o tipo dos tanques para T-64s. Os tanques podem ser vistos em vários vídeos. Assista a seguir:



Agora, o Departamento de Estado dos EUA está repetindo essa “notícia”:

Confirmando o que o governo da Ucrânia dissera na 5ª-feira, o Departamento de Estado disse na 6ª-feira que a Rússia enviou tanques e outros armamentos pesados a separatistas na Ucrânia.

Segundo funcionários do Departamento de Estado, um comboio de três tanques T-64, vários lançadores BM-21 de foguetes múltiplos e outros veículos militares cruzou a fronteira perto da cidade ucraniana de Snizhne. Na 6ª-feira, o exército ucraniano informou que dois dos tanques e vários veículos do comboio haviam sido destruídos.

É inaceitável” – disse Marie Harf, vice-porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. – “Se a Rússia recusar-se a desescalar essa situação, terá de enfrentar custos adicionais”.

...

O tanque T-64 é modelo obsoleto, que já não é usado pelas forças russas, mas ainda permanece armazenado no sudoeste da Rússia.

“A Rússia dirá que os tanques foram roubados por forças ucranianas, mas nenhuma unidade ucraniana de tanques operou naquela área” – disse o Departamento de Estado na 6ª-feira (13/6/2014). – “Temos certeza de que aqueles tanques vieram da Rússia”.

Há várias mentiras nessas poucas linhas distribuídas pelo Departamento de Estado.

Há unidades de tanques ucranianos operando naquela área contra os federalistas. Há várias fotos (role as imagens) da Associated Press que os mostram (e há mais fotos na CNN). Os tanques são modelo T-64 BV, subtipo modernizado usado no exército da Ucrânia.

T-64BV – Mostra a blindagem “Kontakt-1” e os lançadores de granadas 81-mm, “Tucha”, à esquerda da cabine.

Todos os tanques T-64 do tempo dos soviéticos eram construídos e depois modernizados em Carcóvia, Ucrânia. Ukrspecexport, vendedora de tanques, empresa estatal ucraniana, ainda vende esses tanques modernizados. Veem-se traços do subtipo T-64 BV indicados na imagem 17 dessa galeria de imagens exibida em Army Recognition. Dois lançadores de granadas do lado esquerdo da cabine – nenhum à direita – as caixas por trás da cabine e o braço com a luz infravermelha são traços específicos do modelo T-64 BV, que também se veem na página 4-14.1 do OPFOR Worldwide Equipment Guide (pdf) do U.S. TRADOC DCSINT Threat Support Directorate.  

A Rússia chegou a ter cerca de 4 mil tanques T-64s. Não os modernizou, e desmontou os que restaram. A Wikipedia, citando como fonte Eugene Yanko “especialista em T-64 MBT; armamento russo, tecnologia militar e análise das forças militares da Rússia”, lista a Rússia como “ex-operadora” de tanques T-64s e informa:

Aprox. 4.000 em 1995. Em 2013, todos esses tanques haviam sido desmontados.


A Rússia (não confundir com a Ucrânia, que ainda possui cerca de 2.200 T-64s) vinha desmontando os seus há anos e em meados de 2012 completou o processo. É o que se lê no 2013 IISS the Military Balance.

Não tenho acesso ao caro “Military Balance” 2013 ISS, mas qualquer pessoa que tenha acesso a uma biblioteca pública nos EUA pode verificar essa informação e confirmá-la.

Para mim, ex-operador de tanques da Bundeswehr [Forças Armadas de Defesa Alemãs], os três tanques que se veem em movimento, dirigidos por federalistas nos vídeos acima são T-64 BVs, modelo usado pelo exército ucraniano no leste da Ucrânia.

Além do mais – dado que a Rússia já não tem T-64s – onde os federalistas ucranianos poderiam ter conseguido aqueles três tanques T-64, se não os tivessem capturado na Ucrânia?!

Fato. Foi o que aconteceu. Dia 9/6/2014, o canal de notícias Politikus.ru observou: Ополченцы под Луганском захватили три танка Т-64 украинских ВС. Tradução Google:

Forças Locais de Defesa de Lugansk capturaram três tanques T-64s das Forças Armadas Ucranianas.

Segundo representantes das chamadas Forças de Autodefesa da República Popular de Lugansk, muito ativos nas redes sociais, as forças locais de autodefesa obtiveram mais uma vitória nos subúrbios de Lugansk.

O que já se sabe é que militares ucranianos, em grave confronto com as Forças de Autodefesa, não apenas tiveram de se retirar, mas também abandonaram equipamento pesado e armas, entre os quais três tanques T-64s.

Aparentemente, três tanques T-64 BVs do exército ucraniano foram capturados pelos federalistas há cerca de cinco dias, e então sendo deslocados em algum ponto no leste da Ucrânia.

Absolutamente não há prova alguma de que esses T-64 BVs, modelo que já não existe na Rússia, tenham vindo da Rússia.

O Departamento de Estado dos EUA está MENTINDO OUTRA VEZ.




[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). A seguir podemos ouvir versão em performance de Tim van Broekhuizen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.