segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Irã prepara-se para derrotar o ISIL/ISIS/DAASH

5/7/2014, [*] M K Bhadrakumar, Diario Info, Portugal
Repassado pelo pessoal da Vila Vudu

O Irã não tem assistido passivamente às sucessivas ofensivas, nomeadamente na Síria e no Iraque, que o tomam claramente como alvo ulterior. E vem empreendendo iniciativas no plano diplomático que não apenas reforçam a sua posição como começam a abrir brechas entre as próprias monarquias reacionárias que, juntamente com Israel, têm assumido o papel de peões do imperialismo no Médio-Oriente.

Parlamento Iraniano (Majlis)
Após quase uma semana de expectativa, Teerã modificou a abordagem e a retórica relativamente à crise no Iraque e na Síria. As insinuações e as sombrias indicações indiretas das declarações iranianas até agora feitas deram lugar à crítica aberta do apoio da Arábia Saudita ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante [ISIL, no acrônimo inglês].

Dois destacados membros da comissão do Majlis [Parlamento] de assuntos estrangeiros e de segurança referiram-se com veemência a Riad:

A Arábia Saudita é o apoiante espiritual, ideológico e material do ISIL, e o soberano saudita atribuiu ao anterior chefe dos serviços de informações [o príncipe Bandar] a missão especial de apoiar o ISIL (Mohammad Hassan Asafari).

Mohammad
Saleh Jokar
É extremamente raro o Rei Abdullah ser especificamente nomeado numa declaração iraniana. Entretanto, outro destacado membro do Parlamento, Mohammad Saleh Jokar, advertiu implicitamente Riad de que está a jogar pedras, tendo telhado de vidro:

Em lugar de interferir nos assuntos internos do Iraque e de implementar as intrigas dos EUA, a Arábia Saudita faria melhor se se ocupasse dos seus assuntos internos.

A linha de raciocínio iraniana é de que a luta pela sucessão na família real saudita vai-se tornando cada dia mais aguda.

Edifício do Parlamento iraniano (Majlis)

Significativamente o Líder Supremo, Ali Khamenei, repetiu uma expressão cunhada pelo Iman Khomeini nos primeiros anos da revolução iraniana, referindo-se à Arábia Saudita como uma mascote dos EUA e um cúmplice disfarçado de Israel. Dirigindo-se no domingo a um grupo de recitadores do Corão, em Teerã, disse que existe uma diferença entre o “Islã Americano” e o verdadeiro Islã:

Aiatolá Ali Khamenei
O Islã Americano, embora tenha nome e aparência islâmica, contemporiza com o despotismo e o sionismo… E está inteiramente ao serviço do sionismo e dos EUA.

Entretanto, o apoio aberto à ideia de um estado curdo independente no norte do Iraque manifestado pelo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu – para além das visitas a Erbil na semana passada do secretário de Estado norte-americano John Kerry e do secretário dos negócios estrangeiros britânico William Hague – alertaram Teerã para a calibrada estratégia anglo-americana (com a participação de Israel) de criar um “estado petrodólar” junto à fronteira ocidental do Irã.

Teerã acompanha atentamente a forte presença dos serviços de informações israelitas em Erbil. Numa declaração pouco usual, Teerã contestou frontalmente a emergência de um Curdistão independente. Hossein Amir Abdollahian apontou à liderança curda que seria imprudente enveredar pelo caminho da secessão. Um destacado membro do parlamente criticou pessoalmente o líder curdo iraquiano, Massoud Barzani e a sua intenção declarada de anexar Kirkuk.

Barzani é próximo dos serviços de informações israelitas. O incremento da atividade desses serviços na região do Curdistão e a iniciativa de Netanyahu no sentido de se imiscuir nas divergências inter-iraquianas explicam a emergente possibilidade de Teerã considerar reatar o apoio ao Hamas.

Khaled Meshaal
(Hamas)
Os laços entre Teerã e o Hamas restringiram-se nos últimos anos, depois da catastrófica decisão de Khaled Meshaal de abandonar Damasco e de se instalar em Doha, alinhado com os países da região que pressionavam uma mudança de regime na Síria. Sem dúvida que Mashaal será hoje um homem mais sábio (e mais triste), como é visível na carta que dirigiu ao Presidente iraniano, Hassan Rouhani, pedindo ajuda. Para além disso, Teerã realizou uma importante manobra na frente diplomática. O vice-ministro dos Estrangeiros, Abdollahian deslocou-se no fim-de-semana a Moscou para consultas com o seu homólogo russo relativas ao desenvolvimento da situação no Iraque/Síria, em particular no que diz respeito à necessidade de frustrar a estratégia dos EUA.

É visível nestas conversas em Moscou um elevado grau de coordenação russo-iraniano.

Naturalmente, o Irã saúda a iniciativa russa de envio de aviões a jato e conselheiros militares para Bagdá. O objetivo de ambos países será de recusar a Washington a prerrogativa de ditar a governação do Iraque.

Nouri al-Maliki
É interessante registrar que Moscou atendeu a solicitação de ajuda por parte do primeiro-ministro em funções, Nouri al-Maliki, não obstante as desesperadas tentativas de Washington para o apear e o substituir por uma figura mais manejável à frente do governo de Bagdá. Os meios de comunicação ocidentais quiseram apresentar Maliki como se estivesse definitivamente queimado, mas Moscou e Teerã poderão não ter a mesma opinião.

Teerã concluiu que a saga ISIL no Iraque é um empreendimento EUA-Saudita e que o Qatar foi excluído dele. (As relações Sauditas-Qatar estão em estado de congelamento). O conclave que se reuniu com Kerry em Paris em 26 de Junho/2014 para discutir o roteiro para o Iraque e a Síria incluía a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e a Jordânia, mas a ausência do Qatar saltava à vista.

Nesses termos, no domingo (29/6/2014)Rouhani pegou no telefone e debateu com o Emir do Qatar os desafios do Iraque e do ISIL. Rouhani propôs que Irã e Qatar se juntassem para combater o terrorismo no Iraque.

Wael al-Halqi
Na segunda-feira (30/6/2014) igualmente, numa chamada telefônica do Primeiro Vice-Presidente do Irã para o primeiro-ministro sírio Wael al-Halqi, Teerã reiterou o seu apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

O significado fundamental destas iniciativas na frente diplomática é que o Irã espera infligir uma esmagadora derrota ao ISIL. Está claramente em curso a mobilização para esse objetivo. 

O Irã não permitirá que a vitória conseguida na Síria seja posta em causa pelas forças derrotadas através da ofensiva do ISIL no Iraque; nem irá contemporizar com uma reversão do ascendente xiita no Iraque pela porta traseira da “balcanização” do país.

Em resumo, Teerã não está disponível para comprometer os seus interesses vitais e as suas preocupações centrais na Síria e no Iraque apenas porque as conversações entre o P5+1 e o Irã acerca da questão nuclear se aproximam da reta final.
__________________________________________________


[*] MK Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Prestou serviços na União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turquia. É especialista em questões do Oriente Médio, Afeganistão e Paquistão e escreve sobre temas de geopolítica, de energia e de segurança para várias publicações, dentre as quais The Hindu e Ásia Times Online, Al Jazeera, Counterpunch, Information Clearing House, e muitas outras. Anima o blog Indian Punchline no sítio Rediff BLOGS. É o filho mais velho de MK Kumaran (1915–1994), famoso escritor, jornalista, tradutor e militante de Kerala, Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.