terça-feira, 1 de julho de 2014

Primeiros cinco jatos russos chegam ao Iraque

29/6/2014, Xinhuanet, Pequim
Excerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Entreouvido no Bar do Guegué na Vila Vudu: na redecastorphoto em IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 30/6/2014, Mindfriedo, entre outras,  lê-se a seguinte notícia:

● − 30/6/2014: O contra-almirante John Kirby do Pentágono declarou que os jatos americanos não estão demorando para serem entregues; e que os primeiros dois jatos que ainda não foram entregues terão fraco impacto em solo. (Pelo visto, os oficiais russos têm os SU-25 em muito mais alta conta, que os militares dos EUA, os seus F-16.)

O pessoal aqui na Vila não entendeu nada. Agora, a notícia que aí vai, de Xinhuanet, China, explica TUDO.


1.      Iraque comprou jatos de combate russos para apoiar as forças de segurança na luta contra militantes sunitas.
2.     Os recém chegados jatos Su-25 contribuirão para aumentar a capacidade de combate da Força Aérea do Iraque.
3.      Iraque também receberá jatos F-16 dos EUA, mas o negócio exige mais tempo até ser concluído.

Sukhoi Su-25
Bagdá, 29/6/2014 (Xinhua) – O Iraque já recebeu os primeiros cinco jatos de combate russos Sukhoi-25 destinados a dar apoio à segurança do Iraque, na luta contra militantes sunitas que controlam grandes áreas em várias províncias sunitas no país, disse no domingo o Ministério de Defesa.

“Os primeiros cinco jatos de combate russos Sukhoi 25 foram entregues ao Iraque, conforme contrato entre a Rússia e o Ministério da Defesa” – informou o Ministério em declaração enviada por e-mail à redação de Xinhua. – “Os recém comprados Su-25 contribuirão para aumentar a capacidade de combate da Força Aérea do Iraque e dar suporte às forças de segurança na sua missão de eliminar o terrorismo” – diz a mesma declaração.

Durante o governo de Saddam Hussein, o Iraque manteve Su-25s na sua Força Aérea.

Antes, na 5ª-feira (25/6/2014), o primeiro-ministro Nouri al-Maliki dissera, em entrevista à editoria em árabe da BBC que o Iraque está comprando da Rússia mais de uma dúzia de jatos de segunda mão.

F-16  Desert Falcon (armado)
O Iraque também comprou jatos F-16 dos EUA, mas esse negócio está demorando mais tempo para ser concluído.

“Deveríamos ter procurado comprar outros jatos de combate, talvez britânicos, franceses e russos para garantir cobertura aérea para nossas forças; tivéssemos melhor cobertura aérea, poderíamos ter evitado o que aconteceu” – disse Maliki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.