sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A desgraça da Líbia

OTAN e EUA deveriam ter ouvido os conselhos de Brasil, Rússia, Índia, China...

11/12/2014, [*] Brian Cloughley - Asia Times Online
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Líbia antes e depois da "intervenção humanitária"
dos EUA - União Europeia e OTAN
(clique na imagem para aumentar)
Dia 19/3/2011, os EUA lideraram os países da OTAN num ataque aéreo massivo, com mísseis, contra o governo de Muammar Gaddafi da Líbia, que recebera visita do primeiro-ministro britânico em 2004, em 2007 do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 2008 da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice e em 2009 do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, os quais, todos eles, cordialmente lhe asseguraram que havia confortabilíssimas relações entre seus países.

(...) A vida da maioria dos líbios era confortável e até a BBC teve de admitir que:

(...) o tipo especial de socialismo de Gaddafi garante, sim, educação e atendimento à saúde universais e gratuitos; e moradia e transportes subsidiados, mas os salários são extremamente baixos e a riqueza do estado e os lucros dos investimentos estrangeiros no país só enriqueceram uma reduzida elite (observou a BBC, como se esse tipo de “fenômeno” só acontecesse na Líbia e jamais tivesse sido observado em nenhum outro país do planeta, é claro).

O World Factbook da CIA registrava que a Líbia de Gaddafi alfabetizara 94,2% da população (índice melhor que o da Malásia, do México e da Arábia Saudita, para ficar nesses três exemplos), e a Organização Mundial da Saúde registrava expectativa de vida de 72,3 anos para a população líbia, das maiores no mundo em desenvolvimento.

Mas voltemos às figuras que voaram em bando para a Líbia antes da guerra da OTAN. Um telegrama diplomático vazado em 2009 registrava que:

(...) os senadores McCain e Graham promoviam os interesses dos EUA em manter e fazer avançar as relações bilaterais e o senador Lieberman declarou a Líbia importante aliada dos EUA na guerra ao terror.

Condoleezza Rice disse que:

(...) as relações EUA-Líbia andam em boas direções já há vários anos creio que a noite de hoje marca nova fase dessas boas relações.

Blair, o britânico, considerou seu encontro com Gaddafi “positivo e construtivo”, porque as relações de seu país com a Líbia haviam-se “transformado completamente nos últimos anos. Há agora forte cooperação entre nós nos setores de contraterrorismo e defesa".

Tony Blair e Muammar Gaddafi em 2004
A BBC noticiou “no encontro entre o Sr. Blair e o Sr. Gaddafi, foi anunciado que a gigante anglo-holandesa do petróleo Shell assinara negócio no valor de mais de 550 milhões [libras britânicas, US$ 860 millhões] para exploração de gás na costa da Líbia”. As empresas norte-americanas de petróleo ConocoPhillips, ExxonMobil, Marathon Oil Corporation e Hess Company também estavam profundamente envolvidas na produção de petróleo líbio – a nona maior reserva do planeta.

As coisas pareciam excelentes para a Líbia.

Mas dia 21/1/2011, a Reuters noticiou que:

Muammar Gaddafi disse que seu país e outros exportadores estão analisando a possibilidade de nacionalizar as empresas estrangeiras que operam no país, por causa dos baixos preços. Sugeriu que o petróleo deve ser propriedade do Estado, agora, para que possamos controlar melhor os preços, aumentando ou reduzindo a produção

Então, logo depois, em fevereiro, imediatamente depois de Gaddafi ter falado de nacionalizar o petróleo líbio, houve um “levante de rebeldes” que queriam derrubá-lo. E dia 17 de março de 2011, o Conselho de Segurança da ONU já estabelecera uma “zona aérea de exclusão” sobre a Líbia, “para proteger os civis que estavam sendo atacados no país”.

Os “rebeldes” eram apoiados por EUA, Grã-Bretanha e 12 dos seus 26 aliados na OTAN (com destaque para Alemanha e Turquia), três nações árabes (não incluída a Arábia Saudita), e a Suécia, que abandonou sua tão louvada neutralidade e tornou-se país da OTAN, em tudo, exceto no nome. 

Brasil, Rússia, Índia, China e Alemanha [talvez... os “países BRICA”? (NTs)] excluíram-se da Resolução, pregando resolução pacífica para o conflito interno líbio e alertando contra “consequências não desejadas de uma intervenção armada”.

Dois dias depois da resolução “zona aérea de exclusão” começou o massacre da Líbia pela OTAN-EUA e prosseguiu por sete meses, até o final de outubro/2011. Dia 30 de abril de 2011, um míssil dos EUA matou três netos e um dos filhos do coronel Gadaffi, no que a OTAN chamou de “um ataque de precisão” contra “prédio do comando militar e controle”. Perguntado sobre um ataque massivo contra o complexo residencial do coronel Gaddafi, o porta-voz do Pentágono anunciou que “nosso alvo não é a residência. Não temos notícia de qualquer morte de civis”. 

Obama, Cameron e Sarkozy - Os MENTIROSOS
No auge dos ataques à Líbia, o presidente Obama dos EUA, o primeiro-ministro Cameron da Grâ-Bretanha e Sarkozy da França declararam, em declaração conjunta que:

(...) continuamos hoje as operações militares para proteger civis líbios e estamos determinados a olhar sempre em frente. Temos certeza de que melhores tempos virão para o povo da Líbia (...) o coronel Gaddafi tem de sair, e sair por bem. Nesse ponto, a ONU e as nações-membros devem ajudar o povo líbio a reconstruir onde Gaddafi destruiu – reparar casas e hospitais, restaurar os serviços públicos básicos e ajudar os líbios enquanto desenvolvem instituições para servir como estrutura para uma sociedade próspera e aberta.

A esse amontoado de mentiras, Gaddafi respondeu que:

Vocês provaram ao mundo que não são civilizados, que são terroristas. Animais que atacaram uma nação que nada fez contra vocês.

Dia 20 de outubro de 2011, Gaddafi foi brutalmente assassinado por um grupo de “rebeldes”. Obama festejou o assassinado. Disse que:

(...) hoje podemos dizer que definitivamente chegou a fim o regime de Gaddafi. Sua principal fortaleza ruiu. Um novo governo está-se consolidando no país. Um dos mais longevos ditadores está morto.

A OTAN realizou 9.658 ataques aéreos contra a Líbia, e a BBC noticiou que:  

(...) ao longo dos sete meses de campanha a OTAN reconheceu que houve um “erro” por “mau funcionamento” de uma arma. Dia 19 de junho, vários civis foram assassinados por um míssil que atingiu prédios em Trípoli. Porta-voz da OTAN disse depois que “ocorreu um possível erro de sistema de armas, que levou a arma a atingir alvo não buscado”. (E houve também 105 ataques de drones dos EUA sobre os quais nada se sabe).

Líbia, um dos 9.658 ataques aéreos
"humanitários" sobre área urbana
É absolutamente inverossímil que, de 9.658 ataques aéreos, só um tenha assassinado civis. A ONG Human Rights Watch afirma que morreram muitos e muitos civis naqueles ataques – embora o número não seja importante, porque ninguém, nem dos EUA, nem de qualquer país OTAN, será jamais investigado por investigadores independentes sobre a morte de civis em lugar algum do planeta, por míssil, bomba ou foguete.

Nos diziam que o objetivo da guerra de EUA-OTAN contra a Líbia era impor a democracia à bombas, e o primeiro-ministro Cameron da Grã-Bretanha declarou que:

(...) estou otimista quanto à Líbia; sempre fui otimista desde o início e estou otimista agora quanto ao Conselho Nacional de Transição e o que são capazes de alcançar.

Acho que, claro, se se olha hoje para Trípoli – levar água àquela cidade, fazer valer a lei e a ordem − mas verdade é que já está provado que tudo que os cínicos mentirosos e os generais de sofá disseram está errado.

Os “cínicos mentirosos” – melhor dizendo, os realistas – e os generais de sofá, é claro, não erraram coisa alguma, só acertaram, quando previram que o colapso da Líbia era já então inevitável; exatamente como, antes, já haviam acertado também quando previram o caos no Iraque e no Afeganistão.

Dois intelectuais respeitados, Ivo Daalder, Representante Permanente dos EUA no Conselho da OTAN de 2009 a 2013, e o almirante James G (“Zorba”) Stavridis, do Comando Supremo dos Aliados dos EUA na Europa (o comando militar da OTAN), na mesma época escreveram em Foreign Affairs em 2012:

A operação da OTAN na Líbia foi corretamente saudada como intervenção modelo. A aliança respondeu rapidamente a situação que se deteriorava e ameaçava centenas de milhares de civis em rebelião contra regime opressor. Conseguiu proteger aqueles civis e, de fato, garantir o tempo e o espaço necessários para que as forças locais derrubassem Muammar al-Gaddafi.

Bombas "humanitárias" no centro de Benghazi
Segundo essa análise, a Líbia teria sido libertada e tornara-se país livre graças à OTAN. E os dois receberam o apoio de colunistas como Nicholas Kristof, para quem “a Líbia faz lembrar que às vezes é possível usar armas militares para promover causas humanitárias”. A frase seria cômica, não fosse tão obscenamente perversa, porque a Líbia mergulhara já na anarquia e na ruína. A declaração dos britânicos à ONU em 2012, de que:

(...) hoje, Trípoli e Benghazi são cidades transformadas. Onde antes havia medo, hoje há esperança e otimismo e fé verdadeiramente inspiradores.

Já se comprovara falsa, patética. A CNN noticia que:

Assassinatos, sequestros, bloqueios de refinarias, milícias rivais que lutam nas ruas, extremistas islamistas acampados e, sobretudo, governo cronicamente fraco fizeram da Líbia lugar perigoso, cuja instabilidade já respinga através de fronteiras e para o Mediterrâneo. Verdade é que a Líbia está convertido em estado fora da lei.

Claro: muito “verdadeiramente inspirador”.

Segundo a Anistia Internacional,

(...) desde julho de 2014 pelo menos 287 mil líbios tornaram-se migrantes internos, resultado de ataques indiscriminados e do medo de serem apanhados no fogo cruzado entre as milícias; e outros 100 mil líbios tiveram de deixar o país para não serem mortos.

Vários países ocidentais já retiraram de lá suas missões diplomáticas, e a Grã-Bretanha aconselha os cidadãos “contra viajar à Líbia, onde prosseguem os combates e é grande a instabilidade em todo o país”. 

A OTAN fez rigorosamente coisa alguma para (...) reconstruir (...), reparar casas e hospitais, restaurar os serviços públicos básicos e ajudar os líbios enquanto desenvolvem instituições para servir como estrutura para uma sociedade próspera e aberta”, como Obama, Cameron e Sarkozy haviam declarado que seria necessário, ao mesmo tempo em que, com bombas, foguetes e mísseis Tomahawk iam destruindo casas e hospitais e serviços públicos básicos. E nenhum desses sujeitos – excitados líderes mundiais, pseudo jornalistas “comentaristas” ou intelectuais respeitados, aí, repetindo, como perfeitos imbecis, que a “intervenção na Líbia foi corretamente saudada como intervenção modelo” – não davam nenhum sinal de sentirem qualquer vergonha ou arrependimento pelo entusiasmo com que saudaram o massacre que levou à devastação e ao desastre.

Mísseis Tomahawk, atirados "humanitariamente" sobre áreas de infraestrutura civil da Líbia
Durante a guerra deles contra a Líbia, Obama e Cameron declararam que “Temos certeza de que melhores tempos virão para o povo da Líbia”. Digam isso aos milhões de líbios cujas vidas foram destruídas pela “intervenção modelo” que a OTAN lançou contra eles.

A escala do sofrimento humano não é tão terrível quanto a que os mesmos EUA-GB infligiram ao Iraque, mas também é horrenda. Dia 30 de novembro de 2014, por exemplo, a agência Reuters noticiava que:

(...) cerca de 400 pessoas foram mortas em seis semanas de confrontos pesados entre forças pró-governo líbio e grupos islamistas na segunda maior cidade da Líbia, Benghazi.

E nada dos tais “melhores tempos” que viriam depois de seis meses de ataques incessantes dos mísseis e bombas de EUA-OTAN.

E o que acontecerá à OTAN? Onde decidirá montar a próxima “intervenção modelo”, depois de ter destruído a Líbia e de ter sofrido derrota humilhante no Afeganistão?

A OTAN procura desesperadamente uma “causa” que justifique a existência daquela aliança, e está movendo suas forças, entusiasticamente na direção do leste da Europa, envolvendo soldados norte-americanos em “exercícios” na Ucrânia e nos EUA e em outros deslocamentos para a Polônia e Estados Bálticos. Já criou uma “Missão Báltica de Policiamento Aéreo” multinacional e está empurrando outra operação (que recebeu o nome mais ridículo de todos os ridículos nomes de “operações”: “Operação Firmeza & Dedicação Atlântica – Compromisso Continuado dos EUA com a Segurança da Europa” [orig. Operation Atlantic Resolve]) na direção da Rússia, como ameaça.

Pois OTAN, e especialmente os EUA, OTAN e EUA deveriam ter ouvido os conselhos de Brasil, Rússia, Índia, China e Alemanha que alertaram contra “consequências não buscadas da intervenção armada”.

Vladimir Putin em 4/12/2014

Hitler, com suas ideias de ódio a povos, também estava decidido [como hoje os EUA e a OTAN] a destruir a Rússia e a nos empurrar para trás, para além dos Urais. Todos com certeza lembram como acabou aquilo.

Muito bem dito. É exatamente isso.
____________________

[*] Brian Cloughley é ex-soldado e escreve sobre temas militares e políticos, principalmente dos países do sul da Ásia. Escreve sobre, Defesa, Segurança, Terrorismo, e é Analista de Estratégias no Jane’s Sentinel. Serviu nos exércitos da Inglaterra e da Austrália por 9 anos como oficial de artilharia, principalmente como observador avançado. Escreveu 4 livros:
  • A History of the Pakistan Army: Wars and Insurrections.
  • War, Coups and Terror: Pakistan's Army in Years of Turmoil
  • From Fabric Wings to Supersonic Fighters and Drones: A History of Military Aviation on Both Sides of the Northwest Frontier, em parceria com Lester W. Grau e Andrew Roe.
  • Trumpeters: The Story Orf The Royal Artillery's Boy Trumpeters.

Esse ano chegou às livrarias a 4ª edição de seu livro A History of the Pakistan Army.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.