segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Grécia - A câmera pegou: Dijsselbloem para Varoufakis: “Vocês mataram a Troika”

31/1/2015, [*] Tyler Durden, Zero Hedge
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Com os mercados de ações “em torvelinho” na 6ª-feira (30/1/2015), Simon Hobbs da CNBC resumiu o que o status quo está pensando sobre a nova liderança grega, ao dizer, meio zangado e chocado, Os gregos não estão nem tentando acalmar os mercados”, como se tivesse esquecido completamente (e quem pode culpá-lo se nessa nova normalidade, o mundo foi alimentado por aparelhos durante seis anos) que líderes políticos são eleitos para promover o bem do povo pelo povo, não pelos mercados.

Ontem(3o/1/2015) se viu o mais claro exemplo até agora do medo que a Europa padece de que os gregos possam escolher caminho próprio, opondo-se a atender às demandas de líderes não soberanos da União Europeia, quando as câmeras registraram o momento histórico mais incômodo jamais filmado: o momento em que o chefe do Eurogroup, Jeroen Dijsselbloem (aquele, conhecido, mestre-dos-mestres de dizer sandices) levantou-se ao final da conferência Grécia-União Europeia com a imprensa, muito esquisitamente apertou a mão do novo Ministro de Finanças da Grécia, e sussurrou: “Você acaba de matar a Troika”, a que Varoufakis respondeu... “uau!”.

Como Keep Talking Greece noticiou,

A conferência de imprensa estava quase concluída, quando o ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis soltou uma bomba:

(…) e com isso, se vocês querem saber – com essa comissão construída às pressas, segundo o Parlamento Europeu, instável, sem solidez, não temos nenhuma intenção de cooperar. Obrigado”. Varoufakis referia-se à famosa Troika, credores oficiais do país, formada de União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu.

Tendo concluído sua fala com aquele “Obrigado”, Varoufakis passou a palavra ao chefe do Eurogroup, Jeroen Dijsselbloem, que pediu para ouvir a tradução antes de falar. Na sequência, tirou os fones de ouvido, levantou-se e fez como se fosse sair. Um aperto de mãos parecendo forçado atrasa a partida do holandês.

Dijsselbloem rapidamente sussurra algo no ouvido de Varoufakis, que também responde rapidamente, e o chefe do Eurogroup deixa a sala da conferência de imprensa o mais rapidamente que consegue.

Video: o mais esquisito momento grego-Eurogroup


Durante toda a tarde, a imprensa-empresa grega e internacional dedicou-se a tentar descobrir “O que diabos esses dois disseram um no ouvido do outro?!

O canal Private Mega TV noticiou, pouco depois das 21h da 6ª-feira (30/1/2015)

O chefe do Eurogroup sussurrou no ouvido do ministro de Finanças da Grécia: “Você acaba de matar a Troika”, ao que Varoufakis respondeu com um singelo “uau!”


Dijsselbloem: sussurro... sussurro
Varoufakis: sussurro...
Dijsselbloom retira a mão.
Lá fica Varoufakis, com uma palma de mão aberta, e a mão esquerda metida no bolso – à maneira descontraída dos gregos. 
Os dois homens falam por alguns instantes, com os lábios invisíveis para as câmeras.
Dijsselbloem dá as costas e sai sem olhar mais para o interlocutor.


Não sei por quê Dijsselbloem achou ruim. Tenho certeza de que Varoufakis disse-lhe as mesmas coisas quando conversaram durante duas horas, cara a cara.
A menos que antes só tivessem conversado sobre [queijos] Gouda e Feta, e o Ministro grego de Finanças tenha surpreendido o Presidente do Eurogroup, ao vivo, na conferência de imprensa, com o informe de que o governo grego não negociará com a Troika.

Além do mais, por que se ofendeu tanto? Ele é chefe do Eurogroup, não representa a Troika… 

Muito provavelmente, estava à espera de comportamento de “senhor-sim-senhor” como no passado, com o HOHOHO-Jean-Claude Juncker, quando presidia o Eurogroup.

Juncker espanca Evangelos Venizelos, Ministro de Finanças da Grécia (na época)

Juncker estrangula Luís de Guindos, Ministro de Finanças da Espanha
*******************************

Mais tarde, naquela mesma noite, Yanis Varoufakis concedeu excelente entrevista, de discussão em maior profundidade, ao programa BBC's Newsnight (vídeo a seguir) para explicar por que a Grécia não aceitará novas dívidas com a União Europeia...






[*] Tyler Durden é o apelido de numerosos blogueiros que comentam no Zero Hedge. O nome foi copiado de personagem do romance de Chuck Palahniuk (depois filme) Fight Club (Clube de Luta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.